Qual o papel do pai durante a gestação ?

Durante nove meses, é a mulher quem experimenta mudanças hormonais e vê seu corpo se transformar para receber mais um membro na família. Mas quando nasce um bebê, nascem uma mãe e também um pai! Por isso o futuro papai tem um papel importantíssimo nesse momento especial e deve participar dele da melhor forma possível. Os marinheiros de primeira viagem não precisam ficar preocupados ou angustiados: é normal ter dúvidas e você tem tempo para se preparar!

O mais importante é ser companheiro e estar presente. Procure acompanhar a mamãe às consultas pré-natais e busque junto com ela informações sobre as fases da gestação e também sobre o parto, para entender e acompanhar tudo que acontece. Cursos para gestantes, oferecidos por muitas maternidades são uma excelente opção, assim como livros e canais no YouTube voltados para esse tema. Isso com certeza deixará vocês dois mais seguros e reforçará os vínculos entre o próprio casal, além de criar laços entre os pais e o bebê.

Fala-se muito que a mulher deve evitar certos alimentos e abandonar certos hábitos durante a gravidez. Por que você, papai, não pode fazer o mesmo junto com ela? Manter uma alimentação equilibrada, não fumar e não exagerar no consumo de álcool fará toda a diferença na sua saúde e ainda será um exemplo fundamental para seu filho ou filha. Além do mais, sua companheira terá um reforço e tanto, se assim como ela, você evitar leites e queijos não pasteurizados e pratos que levem ovos crus (entre eles maionese).

Vale a pena ser atencioso com a futura mamãe nesse momento de tantas novidades, que podem mexer com a autoestima da mulher. Ajude sua companheira a lidar com as alterações corporais decorrentes da gestação da melhor maneira possível, elogiando-a ou ajudando a aliviar qualquer desconforto (como enjôos ou inchaço nos pés). Participar da montagem do quartinho do seu pequeno, da escolha das roupinhas e da mala para a maternidade émais uma maneira de se mostrar presente na gravidez . Isso tudo evita que a mamãe fique sobrecarregada e também permite que você curta bastante essa fase tão especial, que por sinal, pode ser retratada em um álbum de fotos !

Na reta final da gravidez, esteja sempre acessível, com celular carregado, para quando chegar a hora. Uma dica valiosa é conhecer e previamente o trajeto até a maternidade, para evitar. Não se esqueça também de manter o tanque de gasolina do carro cheio ou de reservar dinheiro para táxi/Uber. Durante o trabalho de parto, você pode massagear sua companheira, dizer-lhe palavras de incentivo e ajudá-la caminhar ou se posicionar conforme desejar. Nesse momento, ela precisará muito do seu apoio e com certeza você vai querer ser uma das primeiras pessoas a ver seu bebê quando ele ou ela chegar ao mundo!

 

 

Deixe uma resposta