As Náuseas da Gestação

Nós já estamos acostumados a associar as náuseas com a gestação, mas apenas cerca de metade das grávidas sentem enjôos durante a gravidez. Nesse post nós vamos explicar as principais causas desse desconforto, como evitá-lo e como amenizá-lo.

Antes de mais nada, se você está grávida e ainda não apresentou náuseas ou desconfortos não se preocupe, está tudo normal. Pode ser que os enjoos ainda venham ou que eles não apareçam em momento algum. Isso tudo depende de vários fatores e se você for uma mamãe de sorte, não terá esse desconforto.

Mas afinal, o que causa essa tormenta?

  • Se durante a gestação seus hormônios HCG e EstrogênContorno de grávida com a mão na barrigaio se elevarem demais, é provável que você sinta mais náuseas. Em compensação, se eles não forem tão alterados, você tem mais chances de ser uma mamãe de sorte e não passar por esse desconforto.
  • Você é uma pessoa sensível a estímulos externos, tipo movimento de carros, barcos, levantar da cama muito rápido é bem provável que você vá sentir enjoos durante sua gravidez e pode ser que eles te incomodem muito pois você vai estar ainda mais sensível durante esses 9 meses.
  • Cansaço, estresse e ansiedade também podem ser agravantes para as náuseas da gravidez. E aí você pode acabar entrando num clico no qual você se sente ansiosa e isso provoca mais enjoos e os enjoos te deixam ainda mais nervosa.
  • Primeira gravidez. As mamães de primeira viagem acabam sendo mais propensas aos enjoos pois ainda não estão acostumadas com os hormônios, acabam ficando mais ansiosas e por isso podem sofrer mais com esse desconforto.

O fato é, independente do que te causa essas náuseas, elas são bem desagradáveis e você com certeza quer evitá-las ao máximo. Por isso vamos te ajudar com algumas dicas para que você amenize ao máximo esse incômodo.

  • Se alimente bem! Ainda que você tenha uma certa resistência a alguns tipos de alimentos com mais nutrientes, você precisa de uma aliemntação balanceada e rica em proteínas e carboidratos complexos.
  • Beba bastante líquido! Se você já é uma pessoa que se hidrata, seja ainda mais. Vale água, suco, milk shakes, vitaminas, gelatinas ou até mesmo frutas ricas em água como a melancia e o melão.
  • Faça uso de suplementos vitamínicos! É claro que para isso você deve consultar seu obstetra, mas esses suplementos serão importantes para repor possíveis vitaminas em deficiência no seu organismo. Você pode também experimentar uma medicina alternativa. Para algumas pessoas, existem alguns procedimentos da medicina alternativa que podem ajudar. Converse com seu médico.grávida meditando
  • Evite cheiros fortes ao máximo! Mantenha muita distância de qualquer fumaça de cigarro ou poluição. Se cozinhar alguns alimentos te causa náuseas, não cozinhe! Se o apartamento do vizinho trás cheiros fortes, coloque toalhas nas portas, ligue o ventilador, faça o que precisar, mas mantenha distância dos cheiros fortes.
  • Coma regurlarmente! A fome também causa enjoos e aí fica ainda mais difícil de comer. Então ande com um alimento rápido sempre por perto. Deixe uma (ou várias) barrinha de cereal na bolsa para os momentos de emergência.
  • Escove os dentes sempre que comer! Seja nas principais refeições ou nos lanches rápidos, se possível, escove os dentes ou lave a boca sempre. Isso vai ajudar a manter sua boca mais fresca, ajudando a reduzir as náuseas.
  • Mime-se! Viva esses 9 meses com o máximo de conforto e menos estresse. Pratique exercícios de meditação se te ajuda, ou dance, escute uma música que te deixe tranquila. Durma mais, descanse no sofá, faça coisas que te dê prazer!

Quer saber mais dicas sobre a gravidez e cuidados com o bebê? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos posts. E se quiser que falemos sobre algum assunto específico manda uma mensagem pra gente pelo nosso Facebook ou deixe um comentário aqui abaixo.

Abraços,

Deixe uma resposta