Primeira gravidez: dicas para mamães de primeira viagem

A primeira gravidez é, para muitas mamães uma enorme surpresa. Ainda que a gestação tenha sido planejada, os próximos 9 meses são uma caixinha de surpresas e pensando em vocês nós separamos aqui algumas dicas valiosas para ajudar vocês a se prepararem para os deliciosos meses de espera do novo membro da família.

Imagem de moça com uniforme de médica

Antes de qualquer coisa é importante encontrar um médico bem legal para ser seu novo aliado nessa jornada. Nós já falamos sobre essa escolha do obstetra em outro post Escolhendo o Obstetra Ideal mas vale ressaltar aqui que essa escolha, por mais simples que pareça, é importantíssima e vai dizer como serão seus próximos meses. Você precisa encontrar um médico no qual você confie e tenha uma relação leve e de companheirismo, por isso faça essa escolha sem pressa e cuidadosamente.

É importante que você mantenha a calma mesmo estando em frente a muita coisa desconhecida. Você provavelmente já ouviu muitos mitos sobre a gravidez e talvez eles criem uma certa preocupação ou mesmo um medo do que vão enfrentar, mas fique tranquila, mesmo que seja sua primeira gravidez, com um acompanhamento certo e com os cuidados necessários, não há motivos para desespero.

grávida com a mão na barrigaVocê vai enfrentar algumas alterações hormonais e isso pode afetar muito o seu humor, então não se culpe se ficar um pouco irritada ou triste. Sempre que se sentir desconfortável, busque fazer algumas atividades que te relaxem e te deixem mais confiante consigo mesma.

Os enjôos fazem parte, mas existem algumas atividades que você pode fazer para reduzir essas desagradáveis sensações, tais como: confiar na intuição e evitar alimentos que “tem cara que vai te fazer mal”, escovar os dentes após todas as alimentações, beber bastante líquido, e evitar os remedinhos caseiros ainda que aconselhados por outras mamães, o ideal é sempre consultar o médico.

Sobre atividades físicas, você pode continuar a se exercitar sim, mas sem excessos. Ainda que você seja muito mais fortes que pareça, também está passando por um período frágiGrávida se alongandol que requer um cuidado especial. Então é importante continuar com os exercícios físicos, mas com menor intensidade e, se possível, com acompanhamento profissional.

Busque pessoas próximas a quem você confia para trocar experiências. Amigas mamães serão fortes aliadas nesse período e podem te passar dicas valiosíssimas para que você passe pela sua primeira gravidez com muita tranquilidade. Além das mamães que você conhece, pode ser que você encontre grupos em redes sociais para que vocês consigam compartilhar dicas também. Seja uma mamãe antenada e curiosa, a internet está cheia de informação para você ao alcance de um clique, você só precisa filtrar o que é bom e de confiança e o que não é, mas certamente tem muito conteúdo legal por aí pra te ajudar.

A alimentação precisa sofrer algumas modificações, mas nada radical, você só precisa buscar um equilíbrio maior entre suas refeições e lanches para que seu corpo esteja sempre muito bem nutrido e com energia. Se você é uma mamãe fit, vale a pena dar uma conferida no blog Vida pós Parto onde a Letícia Melo conta um pouco grávida segurando balõessobre a experiência dela e dá dicas para que você também seja uma mamãe sarada. Mas tudo bem também se você não for o tipo fit, o que importa é que você se alimente bem e garanta a nutrição ideal para você e seu bebê.

Você vai ser bombardeada com propagandas de produtos de bebês e maternidade, mas não se preocupe em comprar tudo agora. Muita coisa você só vai precisar depois do nascimento do bebê e talvez até após alguns bons meses. Então faça uma lista priorizando o que realmente é mais importante e essencial para que você não se esqueça de nada e não gaste com as coisas erradas.

E o mais importante de tudo, aproveite cada momento. A gravidez é um período mágico em que sensações e sentimentos lindos surgirão e você passará por momentos únicos. Sendo a primeira gravidez, esses momentos serão ainda mais especiais e te trarão ainda mais emoções. Desfrute cada consulta, todo desejo, os chutes, os movimentos e cada sensação. Aproveite o começo para tirar fotos e fazer uma linha do tempo bem legal desde os primeiros meses até o nascimento.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e estamos sempre à disposição. Se tiver uma dica para nossas próximas postagens, vamos adorar recebê-las.

Abraços

Comentários

Deixe uma resposta