Estou grávida, e agora?

A menstruação atrasa, o teste de farmácia deu positivo, você está grávida. E agora? Pode ser que você já esteja esperando, ou mesmo tentando engravidar, ou talvez essa seja uma surpresa completamente inesperada para você. O fato é, após a descoberta, existe uma série de cuidados iniciais que garantem maior segurança a você e ao bebê.

silhueta de gráfica com a mão na cintura

Antes de qualquer coisa, é importante agendar uma consulta com um obstetra. Além de te encaminhar exames para a confirmação da gravidez, o médico vai te passar orientações para que você inicie os cuidados com o bebê. Além disso, é importante que você já comece a agir como grávida imediatamente, ou seja, nada de álcool ou fumo, remédios não prescritos, adote uma boa dieta e tenha cuidado redobrado com a sua saúde.

Tome cuidado com o seu ritmo de vida. Ainda que esteja no princípio da gravidez, é importante prestar bastante atenção ao novo estilo de vida. Uma rotina acelerada pode ser prejudicial à sua saúde e pode agravar ou até mesmo desencadear alguns sintomas mais incômodos da gravidez, tais como enjôos matinais, fadiga, dores musculares, má digentão, etc. É importante então, que a partir de agora, você tome mais cuidado com as tarefas diárias, afazeres domésticos e evitar ao máximo situações de estresse.

Se essa situação é totalmente inesperada, pode ser que você apresente muitos desses sintomas simplesmente por apresentar maior estresse. Nesses casos, talvez seja ideal uma consulta com um psicólogo para te ajudar a processar esse novo momento e aprender exercícios e técnicas de relaxamento para que você consiga levar essa nova fase com a maior tranquilidade possível.

Com a confirmação da gravidez, você pode iniciar um tratamento também com ácido fólico. O ácido fólico é um tipo de vitamina B que ajuda a prevenir problemas de saúde e alterações genéticas com o seu bebê. Você pode ingerir o ácido fólico através de comprimidos, vegetais, frutas e cereais.

Fique de olho no nosso blog que futuramente vamos falar mais sobre o ácido fólico e os benefícios que essa vitamina apresenta para a gravidez.

Nós da BLBABY te desejamos uma gestação tranquila e com muita saúde. Esperamos te ajudar com nossas postagens e dicas. Conte sempre conosco!

Abraços,

Deixe uma resposta